bem-vindo

AO ÚNICO, VERDADEIRO, ORIGINAL!

curso de medicina de emergência
desde 2002

tradição

0
Anos de história

experiência

+ 0 Mil
Alunos Formados

qualidade

0 %
Avaliação bom e ótimo

Questão#39

39

Homem de 66 anos de idade, antecedente de hipertensão arterial, hipercolesterolemia e diabetes mellitus, apresenta quadro de febre, queda do estado geral e infecção no pé direito, sendo prescrito clindamicina e ciprofloxacino.

Alguns dias após, apesar da melhora do quadro flogístico, a febre retornou, mas agora associada à dor abdominal difusa e diarreia aquosa, com cerca de 4 a 5 evacuações nas últimas 24 horas. Exame físico: desidratado (1+/4+), prostrado, corado, anictérico; T: 38,0 °C, PA: 150 x 75 mmHg, FC: 106 bpm, FR: 22 ipm; abdome: flácido, dolorimento discreto/moderado difusamente, com ruídos intestinais macia e levemente concurso com ruídos intestinais positivos.

Exames coletados: leucograma: 18 320/mm3 e creatinina sérica: 1,72 mg/dL (recentemente era 1,12 mg/dL); pesquisa da toxina do Clostridium difficile nas fezes é positiva.

Qual das seguintes alternativas é o melhor tratamento nesse paciente?

 

  1. Metronidazol oral.
  2. Metronidazol IV.
  3. Vancomicina oral.
  4. Vancomicina IV.
  5. Vancomicina IV e metronidazol oral.

 Resposta abaixo:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Resposta certa :    c)   Vancomicina oral.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Herlon Saraiva Martins
Termos de uso & Política de Privacidade

© 2019 – Curso de Emergências – Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho