bem-vindo

AO ÚNICO, VERDADEIRO, ORIGINAL!

curso de medicina de emergência
desde 2002

tradição

0
Anos de história

experiência

+ 0 Mil
Alunos Formados

qualidade

0 %
Avaliação bom e ótimo

Questão#34

34

Paciente do sexo masculino, 33 anos de idade, procura o departamento de emergência com quadro de palpitações intensas, mal-estar, sensação de desmaio iminente e falta de ar. Ele nega doenças prévias, mas refere que já teve pelo menos 5 episódios de arritmias nos últimos anos, mas que cediam antes dele chegar no hospital.

Logo após chegar na emergência, o paciente refere melhora do quadro. EF: PA: 140 x 90 mmHg, FC: 80 bpm, FR: 14 ipm e SatO2 de 96%. O ECG realizado, nesse momento, é mostrado a seguir.

Com os dados descritos, assinale a alternativa correta.

 

  1. O paciente tem um bloqueio de ramo direito, talvez em consequência de alguma cardiopatia estrutural e deve ter tido uma taquicardia ventricular que reverteu espontaneamente. Deve ser internado para investigação.
  2. Como a arritmia que o paciente apresentou foi sintomática, deve-se prescrever diltiazem oral ou verapamil oral. Assim, se a arritmia recidivar, o paciente não terá frequência cardíaca tão elevada, tolerando melhor a arritmia.
  3. Como a arritmia que o paciente apresentou foi sintomática, a preferência é para o β-bloqueador oral pois ele é uma melhor escolha na suspeita de arritmia isquêmica. Além disso, se a arritmia recidivar, o paciente não terá frequência cardíaca tão elevada, tolerando melhor a arritmia.
  4. O paciente deve ser mantido em monitorização, com cardioversor imediatamente disponível, e uma avaliação especializada com o cardiologista deve ser solicitada.
  5. Caso os exames séricos sejam normais e um ecocardiograma demonstre uma fração de ejeção normal, o paciente poderá ser acompanhado ambulatoriamente. Deve-se solicitar um Holter de 24 horas, investigar disfunção tireoidiana e manter o paciente com β-bloqueador ou verapamil ou diltiazem.

 Resposta abaixo:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Resposta certa :        d. O paciente deve ser mantido em monitorização, com cardioversor imediatamente disponível, e uma avaliação especializada com o cardiologista deve ser solicitada.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Herlon Saraiva Martins
Termos de uso & Política de Privacidade

© 2019 – Curso de Emergências – Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho