bem-vindo

AO ÚNICO, VERDADEIRO, ORIGINAL!

curso de medicina de emergência
desde 2002

tradição

0
Anos de história

experiência

+ 0 Mil
Alunos Formados

qualidade

0 %
Avaliação bom e ótimo

Questão#33

image001
Uma senhora de 73 anos procura o departamento de emergência (DE) devido a quadro de tontura há alguns dias. Relata que já tomou 3 remédios diferentes para “labirintite”, sem melhora.
O filho disse que ela perdeu subitamente a consciência duas vezes, nos últimos 2 a 3 dias, mas que ela recuperava rapidamente a consciência após os episódios; ele negou abalos musculares ou confusão após recobrar a consciência. ECG realizado no DE é mostrado a seguir.
Com esses dados, é correto afirmar:
a.       O quadro é sugestivo de hipotensão postural levando à síncope, sendo recomendado o aumento de sal e de líquidos.
b.      O quadro é sugestivo de uma síncope reflexa (vasovagal), sendo confirmada por um teste de inclinação ortostática positivo (tilt table test).
c.       Deve-se coletar exames gerais, deixar a paciente monitorizada na sala de emergência e indicar a internação hospitalar.
d.      O diagnóstico diferencial é amplo; deve-se solicitar exames adicionais, inclusive, eletrólitos, exame Holter e ecocardiograma, mas que devem ser realizados no ambulatório, em no máximo 1 a 2 semanas. Caso contrário, indicar a internação.
e.       O achado de sopro sistólico no foco aórtico apontaria para estenose aórtica grave, com repercussão hemodinâmica, levando à síncope, sendo necessária uma avaliação cardiológica, antes de se pensar em alta da emergência.
 
 Resposta abaixo:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
 
Resposta certa :        c.  Deve-se coletar exames gerais, deixar a paciente monitorizada na sala de emergência e indicar a internação hospitalar.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Herlon Saraiva Martins
Termos de uso & Política de Privacidade

© 2019 – Curso de Emergências – Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho