bem-vindo

AO ÚNICO, VERDADEIRO, ORIGINAL!

curso de medicina de emergência
desde 2002

tradição

0
Anos de história

experiência

+ 0 Mil
Alunos Formados

qualidade

0 %
Avaliação bom e ótimo

Questão#30

30

Paciente do sexo masculino, 17 anos de idade, é levado ao departamento de emergência devido a rebaixamento do nível de consciência. A mãe do paciente referiu que ele foi dormir razoavelmente bem na noite anterior e que pela manhã ela o encontrou caído no quarto.

Exame físico: PA: 165 x 100 mmHg, pulso irregular, temperatura axilar: 37,7 oC, frequência respiratória: 20 ipm; pulmonar: normal; abdome: ruídos intestinais muito diminuídos; bexiga palpável e distendida (“bexigoma”), confirmado com ultrassom POC (point-of-care); escala de coma de Glasgow: 9 (AO: 2; MRM: 5; MRV: 2); pupilas: moderada midríase e fotorreagentes.

Exames laboratoriais foram coletados e o ECG realizado é mostrado a seguir.

Com esses dados, é correto afirmar:

  1. a)Naloxona, flumazenil, tiamina e glicose podem ser prescritos por via intravenosa, uma vez que a possibilidade de drogas ilícitas não pode ser descartada, podendo evidenciar o diagnóstico de base, se o paciente acordar.
  2. b)O achado eletrocardiográfico pode ser a consequência da acentuada elevação da pressão intracraniana, sendo a hemorragia subaracnóidea por ruptura de um aneurisma um dos mais importantes diagnósticos diferenciais.
  3. c)A inibição dos canais rápidos de sódio no sistema His-Purkinje e no miocárdio é o achado marcando nessa circunstância, o que justifica, junto com a alcalinização do sangue, o efeito benéfico bicarbonato de sódio intravenoso.
  4. d)O passo inicial é realizar rapidamente a cardioversão elétrica sincronizada, com dose de energia de 100 J do aparelho bifásico. Choques sucessivos podem ser necessários, com doses de energia progressivamente maiores.
  5. e)O rebaixamento do nível de consciência não pode ser interpretado como sinal de instabilidade. Assim, cardioversão farmacológica com amiodarona ou procainamida pode ser tentada, antes da cardioversão elétrica.

 Resposta abaixo:

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Resposta certa :        c)  A inibição dos canais rápidos de sódio no sistema His-Purkinje e no miocárdio é o achado marcando nessa circunstância, o que justifica, junto com a alcalinização do sangue, o efeito benéfico bicarbonato de sódio intravenoso.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Dr. Herlon Saraiva Martins
Termos de uso & Política de Privacidade

© 2019 – Curso de Emergências – Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho